sexta-feira, 14 de maio de 2010

GESTÃO ESCOLAR por Rosilda Cancelier Maria Sumariva

A escola pode ser vista como uma micro-sociedade, onde existem pessoas de diferentes culturas, desejos, sonhos, hábitos, religiões, e para viver nela, devemos desenvolver formas para melhorar a convivência social. Para que isso aconteça, o planejamento de todas as ações da escola deve ser de forma coletiva e democrática, dando a todos a oportunidade de participarem da elaboração de projetos educacionais, que devem envolver toda a comunidade.

O Projeto Político Pedagógico é a expressão da cultura da escola, com suas crenças, valores, significados, modos de agir e de pensar das pessoas que participam da sua elaboração e deve ser construído continuamente, a partir de uma reflexão conjunta, tendo em mente a realidade que circunda a escola, com todos os seus aspectos sociais, culturais e históricos. Deve nascer da própria realidade. Além disso, deve estar sempre sendo avaliado, com acompanhamento das ações e utilização dos resultados, passando a ser uma direção, um rumo para as ações da escola.


"A escola deve ser um espaço onde todos participem do planejamento e execução de todas as suas ações, onde o conjunto de valores, normas e relações obedecem a uma dinâmica singular e viva."( VEIGA e RESENDE, 1998).


A escola é um local que vai além dos conteúdos disciplinares, é também um local para a convivência entre alunos, professores, diretores, especialistas, pais e comunidade em geral. essa convivência pode ser boa ou ruim, e exige um enfrentamento e negociações. Podemos, através da convivência, ampliar o nosso sentido de viver individualmente, para aprender a viver em grupos, partilhando as nossas experiências adquiridas ao longo de nossas vidas. A escola vive em permanente mudança quando deixa de ser fechada, quando se abre para a diversidade, para o diálogo, para as leituras de mundo, num constante ensinar e aprender.

"Um imperativo do campo da educação nos diz que deveríamos trabalhar na escola, em nossas aulas de Biologia, com temática que apresentassem alguma relação com o cotidiano dos nossos alunos." (GUIMARÃES e SOUZA, 2010, pg 19)


E esta tarefa de educar exige presença humana, exige também que se faça uma ligação entre os conteúdos pedagógicos  e as experiências vivenciadas e adquiridas durante toda a vida, pois cada um faz a sua história e as suas experiências devem ser respeitadas e valorizadas. A partir daí, então, surgirão transformações que levarão a grandes mudanças.

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